domingo, 9 de junho de 2013

Cachoeira do Sul - RS -


Cachoeira do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, sendo o quinto mais antigo do estado, emancipado da cidade de Rio Pardo e instalado em 1820. A origem de seu nome se deve a uma antiga cachoeira existente no Rio Jacuí, porém em seu lugar foi construída a Ponte do Fandango. É considerado uma das quatro capitais farroupilhas.
Localiza-se na Mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na Microrregião de Cachoeira do Sul. Fisiograficamente, está na Depressão Central do Rio Grande do Sul, na área compreendida como Vale do Jacuí,6 além de ser a principal e maior cidade do Conselho Regional de Desenvolvimento do Jacuí Centro e daDiocese de Cachoeira do Sul.
Atinge uma altitude média de 26 metros ao nível do mar. Encontra-se às margens da Rodovia Transbrasiliana (BR-153) e distancia-se 196 km da capital estadual,Porto Alegre. Em 2007, possui uma população de 86.557 habitantes,7 sendo a maior cidade às margens do Rio Jacuí e tendo um de seus apelidos como"Princesa do Jacuí".

Cachoeira também ostenta o título de "Capital Nacional do Arroz", devido aos seus laços históricos com este grão. Em comemoração a isso, a cidade sedia a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), o maior evento orizícola das Américas e o segundo no mundo.8 O município também é o maior produtor de noz-pecã da América Latina.9 Possui diversos pontos turísticos dentre os quais pode-se citar oChâteau d'Eau (cartão-postal da cidade) e a Ponte do Fandango, primeira ponte-barragem construída no Brasil, sobre o Rio Jacuí.

Fonte: Wikipédia


O Château d'Eau (em português, "castelo d'água") é o principal símbolo deCachoeira do Sul, a antiga capital nacional do arroz, no Rio Grande do Sul.
O projeto arquitetônico, de 1925, foi elaborado pelo engenheiro Walter Jobim e o cálculo estrutural, pelo engenheiro Antônio de Siqueira. As esculturas (Netuno e grupo de ninfas) foram executadas nas oficinas de Vicente Friedrichs, em Porto Alegre, sob a direção do professor Giuseppe Gaudenzi.
O Château d’Eau foi construído com a finalidade de levar água por gravidade ao reservatório de distribuição da Rua Júlio de Castilhos e regular a pressão da água nas zonas mais elevadas da cidade. Foi desativado em junho de1970, não sendo mais reservatório, nem passagem de água, tornando-se um ponto turístico.
De estilo eclético, o Château forma, juntamente com a Catedral Nossa Senhora da Conceição e o "Casarão da 15 de Novembro", sede da prefeitura, um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Rio Grande do Sul.1
Em julho de 2007 foi aprovado o projeto de lei nº 261/2006 proposto pelo deputado José Sperotto, que incorporou o Château d’Eau aoPatrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.2 A edificação está em processo de restauro.
Na manhã do dia 17 de Agosto de 2012, o Château D'eau, foi tombado como patrimônio historico de Cachoeira do Sul. Realizando assim mais uma marca no Dia Nacional do Patrimônio histórico. 
Fonte: Wikipédia

A ponte do Fandango é uma ponte localizada na cidade de Cachoeira do Sul, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. De engenharia francesa, foi a segunda maior deste modelo em extensão no mundo na época. As eclusas fazem com que o rio Jacuí seja navegável também em sua parte norte. Ela significa a ligação da cidade com a BR-290, ao sul, e assim com diversos outros municípios do Rio Grande do Sul, inclusive a capital Porto Alegre, sendo assim um símbolo da cidade.

Fonte: Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário